Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Comportamento | Como lidar com cyberbullying

Bom dia, Vallentinas!

Estive lendo sobre cyberbullying no blog da Biia Rodrigues, e realmente é um assunto desagradável. Mas, mais desagradável ainda são esses bullies covardes que se escondem por trás de um username para atazanar a vida de forumeiros, blogueiros, e afins.

A Biia passou por isso, e digo que ela é uma vencedora. Ela criou a campanha "Diga não ao bullying", e com isso, reúne blogueiras que já postaram ou sofreram  com isso e quem quiser aderir à causa. Neste post, a Biia conta um pouco do que passou.

Para tentar ajudar vocês, Vallentinas, eu postei aqui algumas dicas de como lidar com esse tipo de coisa como uma diva:


1. ignore

Talvez, a melhor maneira de lidar com cyber bullying seja simplesmente ignorar. Bullying na vida real é muito mais difícil de ignorar, mas não dá para praticar bullying físico via computador. Então, se alguém postar alguma coisa desagradável sobre você, tente a tática de ignorar completamente. Eles realmente merecem sua atenção? Tenho certeza que não.

2. nunca responda

Quando alguém pratica bullying verbal com você, a tentação de responder é quase irresistível. Mas pare e pense antes de fazê-lo. Não tem porquê entrar em uma discussão, e levar isso adiante sabe Deus por quanto tempo. Pessoas nunca admitem que estão erradas, e se têm uma ideia na cabeça, não vão mudá-la tão facilmente, não importa o quanto tente convencê-las. Não dignifique o comportamento deles com uma resposta, e pode ser que toda a chatice pare.

3. reporte

Se o bullying estiver soando mais como uma ameaça, ou esteja vazando informações pessoais sobre você, reporte aos administradores da ferramente que utiliza, em nosso caso o Blogger. Eles devem estar preparados para lidar com esse tipo de situação e tomar alguma atitude, incluindo banir o sujeito ou sujeita. Tirar uma screenshot da tela com as mensagens e posts que foram enviados podem servir como evidência. Se você tem menos de 18 anos, reporte também a seus pais. Eles saberão como lidar e como te apoiar neste momento.

4. delete e bloqueie

Se você gosta de postar em um lugar onde você está sofrendo bullying, então você tem o direito de estar lá. Mas se estiver preocupada com isso, então delete sua conta. O bully não pode te incomodar se você não estiver lá! Se você quiser continuar postando neste fórum, ou blog, bloqueie a pessoa que está lhe enviando mensagens privadas (e envie as mensagens que tem recebido aos administradores da ferramenta). Se você estiver com dó de excluir um blog, simplesmente mude-o de endereço, sem avisar ninguém. Avise apenas a quem acha que deve, e peça para suas amigas atualizarem o seu endereço no blog delas, sem muito alarde. Mande um e-mail para todas elas. Se ainda assim o bullying persistir, é melhor começar a rever suas amizades, não acha?

5. eles tem o problema

Lembre-se de que essas pessoas praticantes de bullying são os que tem o verdadeiro problema. Sim, eles estão forçando tudo contra você, mas você não precisa aceitar. Na verdade, o comportamento deles é deveras patético. Somente covardes atrás de uma tela postariam coisas desagradáveis sobre outra pessoa. Reconheça de que isso não é problema seu, e deixe o resto com eles. Afinal, se você está feliz com seu blog, quem pode te dizer para fazer o contrário? Continue postando o que te der na telha, mas é claro, sem ofender outras pessoas também, ou então você estaria praticando bullying.


6. tenha pena deles

Francamente, cyberbullies são muito patéticos, assim como qualquer bullie. Eles não se comportariam como se comportam se não tivessem um username para se esconderem. Tenha pena deles, e você tira das mãos deles o poder de te atingir. O que eles escrevem pode ser bem desagradável de se ler, mas isso mostra exatamente o que são. Dê a eles sua pena, e não sua atenção.

Um dos piores aspectos da internet é como ela pode trazer a tona o caráter bullie de cada indivíduo. Somos todos capazes de levar muito a sério o que se é dito, e a coisa pode escalar para um nível de abuso considerado bullying. Não se envolva em discussões online, se realmente não vale a pena.
Digam Vallentinas, vocês já tiveram que lidar com cyberbullying? Como foi até então? Compartilhem suas dicas e experiências.
Créditos: o conteúdo deste artigo pode apresentar tradução parcial da matéria sobre como lidar com o cyberbullying, do site allwomenstalk. A tradução idêntica ou literal de qualquer palavra que esteja no artigo de terceiros, não é coincidência. Este artigo foi inspirado no conteúdo de terceiros e envolveu pesquisas feitas através da Internet, além de ter sofrido severas mudanças de inclusão de uma nova opinião pessoal da autora deste blog. O intuito é tentar aculturar o assunto e trazer novas possibilidades de interação com o público leitor do Vallentina Dalla.

12 comentários:

  1. Bullying é coisa seria mesmo.
    existem muitas pessoas por ai que ainda nao sabem o quanto isso é ruim ne .. faço emcomendas querida de layout se querer bjos .
    rennatamarquetto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Seu talento não deve ser desperdiçado.

      Bem, o bullying já abriu margem para suicídios. O quão sério isso pode ser.

      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Excluir
  2. Eu nunca tive que lidar com o cyberbulling, mas com o bulling ao vivo e a cores, e acho que é muito pior. Se você sofre na internet, ainda tem a opção "bloquear/deletar". Na vida real não tem :( Mas bulling é um assunto sério, não importa como ele se apresente. Acho que fazer isso vai funcionar. Acho que também se deve ter cuidado com o que compartilha na internet. O estrago é muito maior em um texto que você fala de um problema que está passando do que numa indicação de música, por exemplo. Então se for fazer isso, tenha certeza que suas leitoras fiéis vão estar lá pra te apoiar, e esses bullies babacas não importam...
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adotar um pseudônimo também é uma boa escolha de proteção. E é bom ter desconfianças. Não vazar informações pessoais é a melhor saída.

      É melhor prevenir, do que remediar. Mas o estrago só é grande se permitirmos.

      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto, e seu blog, eu nunca tive que lidar com cyberbulling, mas quando era pequena,sofri bulling, mas não me afetou em nada, acho horrível quem faz isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri bullying na escola, quando menor, eu usava aparelho e era um pouco gordinha, mas era bem diferente do bullying de hoje. Eu tirei de letra porque era grande, e descontava tudo na educação física. haha.

      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Excluir
  4. Adorei o post. Eu já vivenciei alguns problemas, e sinceramente, é triste. Eu choro por outras pessoas, sou um pouco muito sentimental, então, já viu como é né?

    commt fixo: Olá! Depois que comento o post, se eu gostei, eu sigo o blog, e não estou errada né? O feio é você chegar, sem comentar sobre o post, e falar "seguindo, segue de volta?". Então, agora, peço que volte em meu blog, e se gostar e quiser, segue! HOJE ESTOU MUITO FELIZ, E ESTOU QUERENDO CONHECER NOVOS BLOGS! (Se você já me seguiu, rlx, só ignorar!) @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente me coloco no lugar da pessoa que conta a história e fico imaginando o que eu teria feito, sei como se sente. Realmente, crítica é uma coisa, bullying é outra.

      Retribuirei a visita, com certeza!
      Obrigada por sua visita e pelo carinho!

      Excluir
  5. Adorei a postagem, é um assunto que deve ser retratado pois acontece muito.
    Já aconteceu comigo, e me preocupou muito, pois a pessoa me ameaçava, sabia onde eu morava , e tudo sobre meus pais. Foi no Facebook, acerca de um ano. Bloqueie e deletei na hora, o perfil da pessoa era Fake, por isso nunca descobri quem era. Mas fiquei livre :*
    Beijos Linda,.

    confissoesdeangelita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas nunca são demais, pois cada uma é cada uma, e lida de um jeito com a coisa. Identificar-se com a atitude que deve ser tomada é essencial para que nos sintamos bem conosco mesmas.

      A pessoa sempre se esconde por trás dos panos. É triste pensar que poderia ser qualquer pessoa que dividiu o espaço com você um dia, ou mesmo até alguém que você confiou um segredo ou experiência.

      Me pergunto se a pessoa se arrependeu. Bem, nunca saberemos, como você mesma disse, mas aposto que esta pessoa não deve dormir em paz a noite.

      Obrigada por sua visita e pelo carinho!
      Beijos, Vallentina.

      Excluir
  6. Ótimas dicas. Esse negócio é um lance sério.
    beijos,

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não se deixar levar, e sempre manter a calma nessas situações.

      KEEP CALM
      &
      DELETE AND
      BLOCK

      Esse é o lema.

      Obrigada por sua visita e pelo carinho!
      Beijos, Vallentina.

      Excluir

Pageviews